top of page

A psicologia na cirurgia bariátrica e a luta contra a obesidade

  • Foto do escritor: Tupiara Guareschi Ykegaya
    Tupiara Guareschi Ykegaya
  • 14 de set.
  • 2 min de leitura

bariátrica

Na preparação para a cirurgia bariátrica, os cuidados de saúde mental são fundamentais, porque o procedimento não envolve apenas mudanças físicas, mas também psicológicas, sociais e comportamentais. Abaixo estão os principais pontos.

A avaliação psicológica prévia serve para identificar transtornos mentais (ansiedade, depressão, transtornos alimentares, compulsão alimentar) que levaram à obesidade; avaliar a motivação para a cirurgia e a expectativa em relação aos resultados; explorar histórico de dietas, relação com o corpo e com a comida e; verificar apoio familiar e rede de suporte social.

O acompanhamento emocional contínuo é fundamental para o sucesso da cirurgia bariátrica, que só é garantido e mantido pelo estilo de vida e comportamento do paciente. Por isto é importante a psicoterapia pré e pós-operatória para auxiliar na adaptação às mudanças alimentares e de estilo de vida; também ajuda no  enfrentamento de frustrações (como perda de peso mais lenta que o esperado) e trabalha a autoestima e a imagem corporal, que nem sempre se ajustam imediatamente após a cirurgia.

É na preparação que as estratégias de enfrentamento são apresentadas ao paciente: ensina-se técnicas de manejo da ansiedade e da compulsão (mindfulness, respiração, autocontrole); cria-se novas formas de lidar com emoções, sem recorrer à comida e prepara-se para possíveis reações emocionais ligadas à restrição alimentar ou às cobranças externas.

Para que todo esse processo tenha maior chance de sucesso e de consolidação dos resultados é necessário o trabalho que  a Terapia cognitivo-comportamental chama de psicoeducação, que é informar sobre os desafios da adesão ao novo estilo de vida (mastigação lenta, porções pequenas, restrição de certos alimentos); trabalhar expectativas realistas: a cirurgia não é “cura mágica”, mas uma ferramenta de apoio e conscientizar sobre a importância da disciplina e acompanhamento multiprofissional (nutricionista, endocrinologista, psicólogo, cirurgião).

Outro fator imensamente importante e às vezes menosprezado é a rede de apoio. Ela tem a função de incentivar participação em grupos de apoio a bariátricos e ser suporte, incluir familiares no processo, para que entendam as mudanças físicas e emocionais e preparar o paciente para lidar com comentários, críticas ou expectativas sociais.

Portanto, cuidar da saúde mental antes da bariátrica significa avaliar riscos emocionais, preparar o paciente para mudanças profundas e oferecer suporte contínuo, garantindo que a cirurgia seja não apenas eficaz contra obesidade, mas também promotora de qualidade de vida e bem-estar psicológico.

 

Se esta matéria te lembrou de alguém, mande para ela!!! Levar imformação é fundamental quando se trata de saúde!

Se está buscando ajuda, sou especialista em Avaliação Psicológica e atuo no acompanhamento de candidatos à cirurgia

e pacientes bariátricos.



 
 
logomarca Tupiara

Psicóloga Tupiara Guareschi Ykegaya - CRP 18/7581

(66) 99214-1143

Edifício Empresarial Área Verde, 1º andar, sala 4 Av Luiz Amadeu Lodi, n. 1161,

centro, Sorriso/MT – CEP: 78896-032

  • Whatsapp
  • Instagram
bottom of page