Psicoterapia e obesidade
- Tupiara Guareschi Ykegaya
- 28 de abr.
- 1 min de leitura

A obesidade, por ser multifatorial, exige um tratamento multidisciplinar. Além da abordagem médica, nutricional, fisioterapêutica, a abordagem das questões emocionais e comportamentais são determinantes no sucesso do processo de emagrecimento. São estes aspectos que o psicólogo irá cuidar.
Há um consenso entre os autores de que há variáveis psicológicas envolvidas no desenvolvimento e manutenção da obesidade, que dificultam o processo de perda de peso e aquisição de hábitos saudáveis. Não só a relação com a alimentação, com o corpo e autoestima, mas outras variáveis psicológicas importantes o psicólogo irá ajudar o paciente no processo de emagrecimento: tolerância à frustração, habilidades sociais, controle dos impulsos, sintomas depressivos e ansiedade, regulação emocional.
A psicoterapia voltada para o tratamento da obesidade é uma construção pessoal única para cada indivíduo. A terapia cognitiva comportamental facilita que o paciente, em seu processo de perda e de peso, vivencie uma mudança comportamental e hábitos de vida compatíveis com seu objetivo. Esta mudança alcançada é determinante na manutenção dos resultados.